terça-feira, 23 de abril de 2013

Tava tudo tolo - Um verdadeiro reboliço::)))

Apesar de todos os cuidados no maneio - fornecer espaço em devido tempo para evitar enxameações - ter feito revisão neste apiário à precisamente 10 dias (13/04/2013) e não ter visto qualquer alvéolo real ou mesmo taças - e ser um apiário que normalmente atrasa mais... - mas elas quando querem enxamear fazem-no:)

conclusão:
- o enxame do dia 20 - sábado passado saiu deste apiário - e ficou em casa
- hoje saiu outro e ficou em casa - aliás ainda decorria a saída das abelhas da colmeia "mãe", já estava a ser "empacotado" na nova casa... e para o lugar devido
- enquanto "tratava" deste, vi que a vizinha (colmeia) do lado queria tb participar da festa e resolveu deitar cá para fora um enxame:))

Ora se andava um pouco descansado pela razões apontadas, sair um e depois outro e com a logística a meio gás tudo foi inesperado.. e com o vício de fazer registo cinematográfico looll pior ainda:)))

a saída de um 1º enxame (encheu o ninho esta rainha não tem 1 ano de vida)- tudo pareceu normal..., e as imagens do vídeo confirmam-no....


não achei que estivessem muito entusiasmadas com a nova casa - mas lá entraram... desloquei-a para o lugar definitivo... as minhas dúvidas que não gostaram muito da nova casa confirmam-se ( o grosso do enxame está lá dentro.. mas as abelhas na entrada e estão paradas quase que apáticas.. - eu já tinha visto este filme.. há 2s anos atrás:((( esse passado.. 5 a 6 horas saiu para parte incerta )


enquanto fazia esta operação eis que começa a sair outro enxame de uma colmeia vizinha 2º vídeo-  2ª parte..
grande confusão não tinha colmeia preparada e tive de recorrer a uma colmeia vazia com quadros de alças... isto sempre com a reserva de um cortiço...para apanhar o 2ºenxame. Vai não vai!!! terra aos "Molhos" para cima do 2º enxame pois não assentava..... eis que na oliveira da praxe lá começaram a fazer uma pinhoca. Porreiro pensei eu!!! meti lá colmeia preparada à pressa, apesar de ter sacudido a "pinhoca" para dentro da colmeia..  n vi andamento..ora bolas a rainha não estava lá.... 
 
decorria isto, vejo grande confusão com o 1º enxame já no lugar definitivo 3º vídeo - só filmei o fim.. a confirmar que realmente queriam ficar ali..e que as minhas impressões anteriores eram certas, havia dúvidas na nova casa... e que a rainha deve ter saído por momentos e voltado atrás e lá decidiram ficar ali... lugar diga-se onde havia colmeia "isca" anteriormente. Relaxei este já não foge.

Voltei-me para o 2º enxame ..... como não havia andamento nenhum, fui ver a colmeia "Mãe" e reparei, que as abelhas estavam  dar sinal que a rainha tinha voltado atrás... saiu e voltou a procedência .... ou não chegou a sair....razões só posso adivinhar! digo eu! - a minha presença por ali... - ou o lugar da colmeia "isca " estar já ocupado.... a verdade desta enxameação abortada neste dia fica entre elas.... conclusão - preparar quadros para a desdobrar e aproveitei e fiz uma GERAL nas restantes:))) , apesar das 2as enxameações as colmeias "velhas" que já contavam com 2as alças cada, não sofreram muito, nem em mel nem abelhas. Na maior parte das vezes ficam "secas".
A inesperada empreitada de hoje começou por volta das 15h, acabou por volta das 20.30h  --- Liga dos campeões hoje já era :))))

Sem comentários:

Enviar um comentário