sábado, 7 de março de 2015

Cristalização do Mel - Para as "Alminhas desinformadas" e que insistem em ser ignorantes :P

Tema recorrente.... acrescento tema desesperante


Por mais que se informe, que se fale, que se escreva é um caso que persiste em ficar na mesma...

Conheço casos de pessoas "Comedoras " de mel faz muito!! e que insistem... por mais que se informe quando Vêem Mel cristalizado "Jamais" como dizia o outro - `FALSIFICADO" enfim... por mais que tente descontruir esta falácia .... com todo o meu patuáaaaaaaa -  persiste este caso bicudo - tipo varroa...  do meu ponto de vista quando não sei sobre algo procuro informar-me, ouvir opiniões, enfim formar uma opinião sobre o assunto. E claro com tantos argumentos comprovadamente acertivos e neste caso sobre o Processo de Cristilização do Mel não haverá muito mais a dizer... Mel Cristalizado é significado de qualidade....  claro que existem meis que não cristalizam... mas seria outra conversa... 

Mas até posso aceitar que pessoas não informadas ou que não queiram sair da sua "ideia" pré-concebida que digam que mel cristalizado é falsificado, mas o que não posso é a aceitar é que Abelheiros, digam e usem este argumento, com ainda há uns dias atrás, vi num espaço, que trata de assuntos de natureza apicola a propósito de uma pergunta de um apicultor sobre uma foto com um frasco de mel cristalizado. 

Enfim!! "Ele a dar-lhe e a burra a fugir"

Com tanta informação partilhada hoje em dia, só não vê quem não quer. O Problema é que esta gente também está no mercado.. a vender mel...

Mel em processo de Cristalização.



Aqui fica um artigo sobre o assunto, claro como a água diga-se.


https://www.facebook.com/Bzeesimple/timeline

Cristalização do Mel, o que é?


Por se tratar de uma solução saturada de açúcares, o mel tende a cristalizar-se de forma espontânea, adquirindo uma consistência sólida, esse efeito nada mais é do que a condensação, a aglutinação, das partículas de glicose.
A cristalização do mel é uma garantia da sua qualidade e de sua pureza, quando cristalizado ele mantém todas as suas propriedades nutricionais e energéticas, além de manter o aroma e sabor. Geralmente, os méis puros acabam por cristalizar com o passar do tempo, se um mel não cristaliza é possível que tenha sido submetido ao aquecimento durante o processo de extração, ou, talvez, antes do envasilhamento. De qualquer forma o mel puro cristaliza sempre de baixo para cima, enquanto o mel adulterado cristaliza sempre de cima para baixo. A temperatura habitualmente praticada em tais processos de envasilhamento (acima dos 70 °C) destrói as inibinas do mel, que são substâncias termolábeis e fotolábeis (destruídas com o calor e com a luz), que conferem capacidade bactericida ao mel. Os cristais do mel retornam ao estado liquido quando colocados em banho-maria a uma temperatura de 40 °C, o que não ocorre com mel fraudado por conter, em sua maioria, açúcar de cana.

Sem comentários:

Enviar um comentário